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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A INFORMÁTICA E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS

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AS POSSIBILIDADES DO USO DA INFORMÁTICA
NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS

Os poucos artigos encontrados sobre alfabetização de pessoas cegas, se referem que este processo é feito através do uso do Sistema Braille. Porém no contato diário com um aluno cego em fase de alfabetização percebe-se que a relação grafema(e aqui me refiro ao nome da letra)/foneme se deu muito antes dele saberem ler e escrever em Braile, ele descobriu o funcionamento da língua escrita antes de saber ler e escrever os pontos em Braille. Ele aprendeu o nome das letras e o som das letras através da discriminação auditiva e passam a dizer com que letras se escreve determinada palavra e se soletrava as letras da palavra ele era capazer de dizer que palavra estava sendo falada.
O aprendizado do Sistema Braille requer memorização, concentração e abstração por parte da criança em fase de alfabetização, comportamento que creio não ser muito fácil de se alcançar em uma idade tão tenra, mais difícil ainda se esta criança apresentar outras dificuldades associadas a cegueira.
O uso da Informática na alfabetização destas crianças é uma ferramenta que vem facilitar suas vidas e possibilitar um contato mais prazeroso com o mundo da escrita e da leitura. Através do uso de determinados programas a criança passa a interagir com a leitura e a escrita, e o proprio uso do Sistema Braille de forma divertida.
Pesquisando sobre o uso da informática na alfabetização de crianças cegas encontrei o Projeto DEDINHO - Alfabetização de crianças cegas com ajuda do computador , que esta sendo aplicado na Sociedade de Assistência aos Cegos de Fortaleza, achei uma iniciativa exclente vale a pena ler.
O projeto aborda alguns sofwares que auxiliam uma pessoa no nível de pré-alfabetização, partindo de graus de complexidade crescente, mas basicamente partindo do som. Através desse projeto e da observação do cotidiano de uma classe de alfabetização pode-se afirmar que o desenvolvimento da informática tem aberto um novo mundo recheado de possibilidades comunicativas e de acesso à informação.
Para o auxilio dos cegos na manipulação do computador há softwares mais sofisticadosque que podem ler toda o ecrã - tela - do computador, uma determinada linha selecionada, uma palavra ou mesmo caracteres, quando temos alguma dúvida sobre o que está escrito.
Após certo domínio da escrita, hoje,um cego não só pode navegar pelas páginas da Internet como também produzi-las, trocar e-mails com pessoas de qualquer parte do mundo, participar em chats, ler jornais e revistas, fazer compras, fazer cursos on-line, ter acesso a manuais, informação em geral, a prestadoras de serviços, jogos de entretenimento enfim, quase tudo que a WEB pode oferecer aos seus utilizadores.
Contudo, é preciso levar em conta que tudo isso depende muito dos recursos financeiros individuais, da atualização das instituições de/para cegos, das faculdades e escolas regulares em absorver essas novas necessidades especiais.
Além dos softwares como os leitores de ecrã e os sintetizadores de voz, que traduzem em informação sonora o conteúdo visual do ecrã, existem outro programas como o Openbook e o Jaws que, conjugados, permitem a leitura sonora de qualquer informação em papel. Com o scanner, o Openbook passa o texto do papel para o ecrã e depois o Jaws encarrega-se de traduzir o conteúdo em informação sonora.

É possível ler mais sobre o assunto no artigo Material Pedagógico e Tecnologias Assistivas elaborado por Elisabete Dias de Sá.

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